Área de identificação
Código de referência
Título
Data(s)
- 1960 - ? (Produção)
Nível de descrição
Seção
Dimensão e suporte
Textual: 1,14 metros lineares
Área de contextualização
Nome do produtor
História administrativa
Entidade custodiadora
História do arquivo
Criado em 1968, por meio do decreto nº 62.414, de 15 março, que estabelecia as diretrizes da reforma universitária nas universidades públicas brasileiras, o Instituto de Geociências (EGG), iniciou suas atividades com os departamentos de Geografia (anteriormente vinculada a antiga Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras desde de 1963) e o de Cartografia, criado no ano de 1968, e que atualmente é denominado Departamento de Análise Ambiental.
Em 1984, foi criado o Departamento de Geologia e Geofísica, integrando-se a estrutura do instituto. No ano de 1999, foi criado o curso de especialização em Geotecnologias Aplicadas à Análise Ambiental de Bacias Hidrográficas, fato que transformaria o nome do do Departamento de Cartografia para Departamento de Análise Geoambiental em 2002. Com avinda do Laboratório de Geologia Marinha (LAGEMAR), anteriormente vinculado a UFRJ, para a UFF em 1984, o Instituto de Geociências ampliou seus horizontes de atuação, realizando pesquisas em navios e no oceano profundo no litoral brasileiro. O LAGEMAR trouxe para UFF pesquisadores com formação em cursos de doutorado em diversas áreas da geofísica marinha e geologia. Isso possibilitou a criação de especialização em Geologia e Geofísica que buscava formar especialistas para atuarem no programa de Levantamento da Plataforma Continental Brasileira (LEPLAC). Em 1991, foi criado curso de mestrado e em 2000 foi inaugurado o curso de doutorado, consolidando assim o Programa de Pós-Graduação em Geologia e Geofísica Marinha. O LAGEMAR também participou,
em 1999, no Programa de Formação em Recursos Humanos na área de petróleo e gás da Agência Nacional de Petróleo. O curso de graduação em Geofísica foi inaugurado em 2005, como resultado da vinda e da atuação do LAGEMAR na UFF.
O EGG apresenta a seguinte estrutura administrativa: órgão executivo, representado pela Direção e Vice Direção, e um Colegiado, órgão supremo de deliberação coletiva, constituído por 13 representantes titulares e 13 suplentes. Além disso conta com um a Secretaria Acadêmica, um administrador de prédio, um Setor de Informática e uma Zeladoria. Possui três departamentos de ensino. O Departamento de Geografia, oferece o curso de bacharelado e licenciatura em Geografia. O curso de Geografia existe desde de 1947 e foi reconhecido em 1951. O Departamento de Análise Geoambiental oferece o curso de bacharelado em Ciência Ambiental. Por fim, o Departamento de Geologia e Geofísica oferece o curso de bacharelado em Geofísica. A nível de Pós-Graduação o EGG conta com dois programas: o Programa de Pós- Graduação em Geologia e Geofísica Marinha, com os cursos de mestrado e doutorado, e o Programa de Pós-Graduação em Geografia, também com cursos de mestrado e doutorado.
Fonte imediata de aquisição ou transferência
Área de conteúdo e estrutura
Âmbito e conteúdo
Nesta seção encontram-se memorandos, ofícios, programas de disciplinas e documentos administrativos.
Avaliação, seleção e eliminação
Ingressos adicionais
Sistema de arranjo
Área de condições de acesso e uso
Condições de acesso
Acessível
Condiçoes de reprodução
Idioma do material
- português do Brasil
Script do material
Notas ao idioma e script
Características físicas e requisitos técnicos
Instrumentos de descrição
Inventário sumário
Área de materiais associados
Existência e localização de originais
Existência e localização de cópias
Unidades de descrição relacionadas
Área de notas
Identificador(es) alternativos
Pontos de acesso
Pontos de acesso de assunto
Pontos de acesso local
Ponto de acesso nome
Pontos de acesso de gênero
Área de controle da descrição
Identificador da descrição
Identificador da entidade custodiadora
Regras ou convenções utilizadas
Estado atual
Nível de detalhamento
Datas de criação, revisão, eliminação
Descrição: 2020; Revisão: Jul/2023
Idioma(s)
- português do Brasil
Sistema(s) de escrita(s)
Fontes
Nota do arquivista
Arquivistas responsáveis: Nelson Alfredo Salomão Neto, Denize Laureano Rocha, Kenea dos Santos Rodrigues, André Luiz Caetano Filgueiras (2020).
Maria Thereza Monteiro Pereira Sotomayor (revisão, 2023)