Subfonds BR RJ UFF FUFF EGG - Instituto de Geociências

Identity area

Reference code

BR RJ UFF FUFF EGG

Title

Instituto de Geociências

Date(s)

  • 1960 - ? (Creation)

Level of description

Subfonds

Extent and medium

Textual: 1,14 metros lineares

Context area

Name of creator

Administrative history

Archival history

Criado em 1968, por meio do decreto nº 62.414, de 15 março, que estabelecia as diretrizes da reforma universitária nas universidades públicas brasileiras, o Instituto de Geociências (EGG), iniciou suas atividades com os departamentos de Geografia (anteriormente vinculada a antiga Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras desde de 1963) e o de Cartografia, criado no ano de 1968, e que atualmente é denominado Departamento de Análise Ambiental.
Em 1984, foi criado o Departamento de Geologia e Geofísica, integrando-se a estrutura do instituto. No ano de 1999, foi criado o curso de especialização em Geotecnologias Aplicadas à Análise Ambiental de Bacias Hidrográficas, fato que transformaria o nome do do Departamento de Cartografia para Departamento de Análise Geoambiental em 2002. Com avinda do Laboratório de Geologia Marinha (LAGEMAR), anteriormente vinculado a UFRJ, para a UFF em 1984, o Instituto de Geociências ampliou seus horizontes de atuação, realizando pesquisas em navios e no oceano profundo no litoral brasileiro. O LAGEMAR trouxe para UFF pesquisadores com formação em cursos de doutorado em diversas áreas da geofísica marinha e geologia. Isso possibilitou a criação de especialização em Geologia e Geofísica que buscava formar especialistas para atuarem no programa de Levantamento da Plataforma Continental Brasileira (LEPLAC). Em 1991, foi criado curso de mestrado e em 2000 foi inaugurado o curso de doutorado, consolidando assim o Programa de Pós-Graduação em Geologia e Geofísica Marinha. O LAGEMAR também participou,
em 1999, no Programa de Formação em Recursos Humanos na área de petróleo e gás da Agência Nacional de Petróleo. O curso de graduação em Geofísica foi inaugurado em 2005, como resultado da vinda e da atuação do LAGEMAR na UFF.
O EGG apresenta a seguinte estrutura administrativa: órgão executivo, representado pela Direção e Vice Direção, e um Colegiado, órgão supremo de deliberação coletiva, constituído por 13 representantes titulares e 13 suplentes. Além disso conta com um a Secretaria Acadêmica, um administrador de prédio, um Setor de Informática e uma Zeladoria. Possui três departamentos de ensino. O Departamento de Geografia, oferece o curso de bacharelado e licenciatura em Geografia. O curso de Geografia existe desde de 1947 e foi reconhecido em 1951. O Departamento de Análise Geoambiental oferece o curso de bacharelado em Ciência Ambiental. Por fim, o Departamento de Geologia e Geofísica oferece o curso de bacharelado em Geofísica. A nível de Pós-Graduação o EGG conta com dois programas: o Programa de Pós- Graduação em Geologia e Geofísica Marinha, com os cursos de mestrado e doutorado, e o Programa de Pós-Graduação em Geografia, também com cursos de mestrado e doutorado.

Immediate source of acquisition or transfer

Content and structure area

Scope and content

Nesta seção encontram-se memorandos, ofícios, programas de disciplinas e documentos administrativos.

Appraisal, destruction and scheduling

Accruals

System of arrangement

Conditions of access and use area

Conditions governing access

Acessível

Conditions governing reproduction

Language of material

  • Brazilian Portuguese

Script of material

Language and script notes

Physical characteristics and technical requirements

Finding aids

Inventário sumário

Allied materials area

Existence and location of originals

Existence and location of copies

Related units of description

Related descriptions

Notes area

Alternative identifier(s)

Access points

Subject access points

Place access points

Name access points

Genre access points

Description control area

Description identifier

Institution identifier

Rules and/or conventions used

Status

Level of detail

Dates of creation revision deletion

Descrição: 2020; Revisão: Jul/2023

Language(s)

  • Brazilian Portuguese

Script(s)

Sources

Archivist's note

Arquivistas responsáveis: Nelson Alfredo Salomão Neto, Denize Laureano Rocha, Kenea dos Santos Rodrigues, André Luiz Caetano Filgueiras (2020).
Maria Thereza Monteiro Pereira Sotomayor (revisão, 2023)

Accession area

Related subjects

Related people and organizations

Related genres

Related places