Zone d'identification
Cote
Titre
Date(s)
- 1960 - ? (Création/Production)
Niveau de description
Sous-fonds
Étendue matérielle et support
Textual: 1,14 metros lineares
Zone du contexte
Nom du producteur
Histoire administrative
Histoire archivistique
Criado em 1968, por meio do decreto nº 62.414, de 15 março, que estabelecia as diretrizes da reforma universitária nas universidades públicas brasileiras, o Instituto de Geociências (EGG), iniciou suas atividades com os departamentos de Geografia (anteriormente vinculada a antiga Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras desde de 1963) e o de Cartografia, criado no ano de 1968, e que atualmente é denominado Departamento de Análise Ambiental.
Em 1984, foi criado o Departamento de Geologia e Geofísica, integrando-se a estrutura do instituto. No ano de 1999, foi criado o curso de especialização em Geotecnologias Aplicadas à Análise Ambiental de Bacias Hidrográficas, fato que transformaria o nome do do Departamento de Cartografia para Departamento de Análise Geoambiental em 2002. Com avinda do Laboratório de Geologia Marinha (LAGEMAR), anteriormente vinculado a UFRJ, para a UFF em 1984, o Instituto de Geociências ampliou seus horizontes de atuação, realizando pesquisas em navios e no oceano profundo no litoral brasileiro. O LAGEMAR trouxe para UFF pesquisadores com formação em cursos de doutorado em diversas áreas da geofísica marinha e geologia. Isso possibilitou a criação de especialização em Geologia e Geofísica que buscava formar especialistas para atuarem no programa de Levantamento da Plataforma Continental Brasileira (LEPLAC). Em 1991, foi criado curso de mestrado e em 2000 foi inaugurado o curso de doutorado, consolidando assim o Programa de Pós-Graduação em Geologia e Geofísica Marinha. O LAGEMAR também participou,
em 1999, no Programa de Formação em Recursos Humanos na área de petróleo e gás da Agência Nacional de Petróleo. O curso de graduação em Geofísica foi inaugurado em 2005, como resultado da vinda e da atuação do LAGEMAR na UFF.
O EGG apresenta a seguinte estrutura administrativa: órgão executivo, representado pela Direção e Vice Direção, e um Colegiado, órgão supremo de deliberação coletiva, constituído por 13 representantes titulares e 13 suplentes. Além disso conta com um a Secretaria Acadêmica, um administrador de prédio, um Setor de Informática e uma Zeladoria. Possui três departamentos de ensino. O Departamento de Geografia, oferece o curso de bacharelado e licenciatura em Geografia. O curso de Geografia existe desde de 1947 e foi reconhecido em 1951. O Departamento de Análise Geoambiental oferece o curso de bacharelado em Ciência Ambiental. Por fim, o Departamento de Geologia e Geofísica oferece o curso de bacharelado em Geofísica. A nível de Pós-Graduação o EGG conta com dois programas: o Programa de Pós- Graduação em Geologia e Geofísica Marinha, com os cursos de mestrado e doutorado, e o Programa de Pós-Graduação em Geografia, também com cursos de mestrado e doutorado.
Source immédiate d'acquisition ou de transfert
Zone du contenu et de la structure
Portée et contenu
Nesta seção encontram-se memorandos, ofícios, programas de disciplinas e documentos administrativos.
Appraisal, destruction and scheduling
Accruals
Mode de classement
Zone des conditions d'accès et d'utilisation
Conditions d’accès
Acessível
Conditions de reproduction
Langue des documents
- portugais brésilien
Écriture des documents
Notes de langue et graphie
Caractéristiques matérielle et contraintes techniques
Instruments de recherche
Inventário sumário
Zone des sources complémentaires
Existence et lieu de conservation des originaux
Existence et lieu de conservation des copies
Unités de description associées
Zone des notes
Identifiant(s) alternatif(s)
Mots-clés
Mots-clés - Sujets
Mots-clés - Lieux
Mots-clés - Noms
Mots-clés - Genre
Zone du contrôle de la description
Identifiant de la description
Identifiant du service d'archives
Règles et/ou conventions utilisées
Statut
Niveau de détail
Dates de production, de révision, de suppression
Descrição: 2020; Revisão: Jul/2023
Langue(s)
- portugais brésilien
Écriture(s)
Sources
Note de l'archiviste
Arquivistas responsáveis: Nelson Alfredo Salomão Neto, Denize Laureano Rocha, Kenea dos Santos Rodrigues, André Luiz Caetano Filgueiras (2020).
Maria Thereza Monteiro Pereira Sotomayor (revisão, 2023)