Área de identidad
Código de referencia
Título
Fecha(s)
- 1960 - ? (Creación)
Nivel de descripción
Subfondo
Volumen y soporte
Textual: 1,14 metros lineares
Área de contexto
Nombre del productor
Historia administrativa
Institución archivística
Historia archivística
Criado em 1968, por meio do decreto nº 62.414, de 15 março, que estabelecia as diretrizes da reforma universitária nas universidades públicas brasileiras, o Instituto de Geociências (EGG), iniciou suas atividades com os departamentos de Geografia (anteriormente vinculada a antiga Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras desde de 1963) e o de Cartografia, criado no ano de 1968, e que atualmente é denominado Departamento de Análise Ambiental.
Em 1984, foi criado o Departamento de Geologia e Geofísica, integrando-se a estrutura do instituto. No ano de 1999, foi criado o curso de especialização em Geotecnologias Aplicadas à Análise Ambiental de Bacias Hidrográficas, fato que transformaria o nome do do Departamento de Cartografia para Departamento de Análise Geoambiental em 2002. Com avinda do Laboratório de Geologia Marinha (LAGEMAR), anteriormente vinculado a UFRJ, para a UFF em 1984, o Instituto de Geociências ampliou seus horizontes de atuação, realizando pesquisas em navios e no oceano profundo no litoral brasileiro. O LAGEMAR trouxe para UFF pesquisadores com formação em cursos de doutorado em diversas áreas da geofísica marinha e geologia. Isso possibilitou a criação de especialização em Geologia e Geofísica que buscava formar especialistas para atuarem no programa de Levantamento da Plataforma Continental Brasileira (LEPLAC). Em 1991, foi criado curso de mestrado e em 2000 foi inaugurado o curso de doutorado, consolidando assim o Programa de Pós-Graduação em Geologia e Geofísica Marinha. O LAGEMAR também participou,
em 1999, no Programa de Formação em Recursos Humanos na área de petróleo e gás da Agência Nacional de Petróleo. O curso de graduação em Geofísica foi inaugurado em 2005, como resultado da vinda e da atuação do LAGEMAR na UFF.
O EGG apresenta a seguinte estrutura administrativa: órgão executivo, representado pela Direção e Vice Direção, e um Colegiado, órgão supremo de deliberação coletiva, constituído por 13 representantes titulares e 13 suplentes. Além disso conta com um a Secretaria Acadêmica, um administrador de prédio, um Setor de Informática e uma Zeladoria. Possui três departamentos de ensino. O Departamento de Geografia, oferece o curso de bacharelado e licenciatura em Geografia. O curso de Geografia existe desde de 1947 e foi reconhecido em 1951. O Departamento de Análise Geoambiental oferece o curso de bacharelado em Ciência Ambiental. Por fim, o Departamento de Geologia e Geofísica oferece o curso de bacharelado em Geofísica. A nível de Pós-Graduação o EGG conta com dois programas: o Programa de Pós- Graduação em Geologia e Geofísica Marinha, com os cursos de mestrado e doutorado, e o Programa de Pós-Graduação em Geografia, também com cursos de mestrado e doutorado.
Origen del ingreso o transferencia
Área de contenido y estructura
Alcance y contenido
Nesta seção encontram-se memorandos, ofícios, programas de disciplinas e documentos administrativos.
Valorización, destrucción y programación
Acumulaciones
Sistema de arreglo
Área de condiciones de acceso y uso
Condiciones de acceso
Acessível
Condiciones
Idioma del material
- portugués de Brasil
Escritura del material
Notas sobre las lenguas y escrituras
Características físicas y requisitos técnicos
Instrumentos de descripción
Inventário sumário
Área de materiales relacionados
Existencia y localización de originales
Existencia y localización de copias
Unidades de descripción relacionadas
Área de notas
Identificador/es alternativo(os)
Puntos de acceso
Puntos de acceso por materia
Puntos de acceso por lugar
Puntos de acceso por autoridad
Tipo de puntos de acceso
Área de control de la descripción
Identificador de la descripción
Identificador de la institución
Reglas y/o convenciones usadas
Estado de elaboración
Nivel de detalle
Fechas de creación revisión eliminación
Descrição: 2020; Revisão: Jul/2023
Idioma(s)
- portugués de Brasil
Escritura(s)
Fuentes
Nota del archivista
Arquivistas responsáveis: Nelson Alfredo Salomão Neto, Denize Laureano Rocha, Kenea dos Santos Rodrigues, André Luiz Caetano Filgueiras (2020).
Maria Thereza Monteiro Pereira Sotomayor (revisão, 2023)