Área de identificação
Código de referência
Título
Data(s)
- 1947 - ? (Produção)
Nível de descrição
Seção
Dimensão e suporte
Textual: 16,34 metros lineares
Área de contextualização
Nome do produtor
História administrativa
Entidade custodiadora
História do arquivo
Oriunda da antiga Faculdade Fluminense de Filosofia (FFF), de 1947, a Faculdade de Educação, tem sua história atrelada à origem daquela instituição. Por intermédio do Decreto nº 22.999, de 24 de abril de 1947, da Presidência da República, a FFF obteve a autorização para o funcionamento dos cursos de Geografia e História, Letras Clássicas, Letras Neolatinas e Pedagogia. Foi incorporada em 1961 à Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UFERJ), antigo nome da Universidade Federal Fluminense (UFF), passando a funcionar como a Faculdade Filosofia, Ciências e Letras. Em 1965, a Faculdade mudou-se para a sua sede própria, à Rua Dr. Celestino nº 78, construída em terreno doado pela Municipalidade de Niterói. Com a reestruturação determinada pelo Decreto nº 62.414, de 15 de março de 1968, a Universidade passou a ser denominada Universidade Federal Fluminense, e a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras foi desmembrada em diversas Unidades, entre as quais, o Instituto de Letras, que
permaneceu na sede, juntamente com a Faculdade de Educação. Atualmente a Faculdade de Educação encontra-se sediada no campus do Gragoatá. A Faculdade de Educação da UFF conta com dois departamentos: Fundamentos Pedagógicos e Sociedade,
Educação e Conhecimento. Além de oferecer o curso de Pedagogia, a Faculdade de Educação oferece disciplinas pedagógicas para todos os cursos de licenciatura da UFF.
O Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação oferece os cursos de mestrado e doutorado em Educação.A Faculdade de Educação ainda conta com um curso de Pós-Graduação lato sensu.
Fonte imediata de aquisição ou transferência
Área de conteúdo e estrutura
Âmbito e conteúdo
Nesta seção encontram-se os assentamentos individuais dos alunos, boletins semestrais, correspondências, relatórios, currículos de disciplinas e documentos administrativos.
Avaliação, seleção e eliminação
Ingressos adicionais
Sistema de arranjo
Área de condições de acesso e uso
Condições de acesso
Alguns documentos são restritos por conter informações pessoais. Base legal: Lei Geral de Proteção de Dados (Lei 13.853, de 08/07/2019).
Condiçoes de reprodução
Idioma do material
- português do Brasil
Script do material
Notas ao idioma e script
Características físicas e requisitos técnicos
Instrumentos de descrição
Área de materiais associados
Existência e localização de originais
Existência e localização de cópias
Unidades de descrição relacionadas
Área de notas
Identificador(es) alternativos
Pontos de acesso
Pontos de acesso de assunto
Pontos de acesso local
Ponto de acesso nome
Pontos de acesso de gênero
Área de controle da descrição
Identificador da descrição
Identificador da entidade custodiadora
Regras ou convenções utilizadas
Estado atual
Nível de detalhamento
Datas de criação, revisão, eliminação
Descrição: 2020; Revisão: Jul/2023
Idioma(s)
- português do Brasil
Sistema(s) de escrita(s)
Fontes
Nota do arquivista
Arquivistas responsáveis: Nelson Alfredo Salomão Neto, Denize Laureano Rocha, Kenea dos Santos Rodrigues, André Luiz Caetano Filgueiras (2020).
Maria Thereza Monteiro Pereira Sotomayor (revisão, 2023)