Zona de identificação
Código de referência
Título
Data(s)
- 1960 - ? (Produção)
Nível de descrição
Subarquivo
Dimensão e suporte
Textual: 110,25 metros lineares
Iconográficos: 1.308 fotografias; 1.334 negativos; 293 cópias por contato; 3.122 slides;
Eletrônico: 42 disquetes; 10 CDs/DVDs; 1 VHS.
Zona do contexto
Nome do produtor
História administrativa
Entidade detentora
História do arquivo
O Núcleo de Documentação (NDC), criado em 1969, como Órgão Suplementar da Universidade Federal Fluminense (UFF) por intermédio do art. 17 do Estatuto da Universidade, publicado no Diário Oficial da União de 22/09/1969, é responsável pela coordenação técnica e administrativa do Sistema de Bibliotecas e Arquivos da UFF.
Em dezembro de 1998, após uma reestruturação interna, passou à subordinação da Pró-Reitoria de Assuntos Acadêmicos (PROAC). A partir de 2004, com a extinção dos Centros Universitários, incorporou também o Serviço de Comunicações Administrativas (SCA), que tem por objetivo coordenar a documentação administrativa e acadêmica da UFF, no que tange a: Protocolos; Expediente; Arquivo de processos findos e edição do Boletim de Serviço da UFF, no qual é publicada grande parte dos atos administrativos da Universidade. Em março de 2011, após uma reestruturação interna, passou a estar subordinado à Reitoria da Universidade Federal Fluminense. Deixa nesse momento de ser apenas um Núcleo tornando-se a Superintendência de Documentação (SDC).
É função da SDC proporcionar recursos informacionais e assessoria técnica na área de documentação, por meio de redes e sistemas integrados, facilitando o acesso à informação em nível nacional e internacional. Compete também à SDC apoiar os programas de ensino, pesquisa e extensão da Universidade e desenvolver serviços e produtos que atendam às necessidades de
informação da comunidade acadêmica da UFF. A SDC é composta por vinte e nove Bibliotecas, pela Coordenação de Bibliotecas (CBl), pela Coordenação de Arquivos (CAR), pelo Centro de Memória Fluminense (CEMEF) entre outras unidades.
Fonte imediata de aquisição ou transferência
Zona do conteúdo e estrutura
Âmbito e conteúdo
Nesta seção encontram-se documentos referentes à Superintendência, ao projeto de implantação do Sistema de Arquivos da UFF no âmbito do programa MEC/BID III, ao extinto Serviço de Informação Referencial (SIRE), à Associação Profissional dos Arquivistas do Estado do Rio de Janeiro e ao Grupo Universitário de Investigação e Apoio Arquivístico (os dois últimos referentes à
atuação do ex-diretor José Pedro Esposel). Além disso, esta seção conta com clippings e documentos referentes ao Boletim de Serviço da UFF (BS/UFF).
Encontram-se também documentos iconográficos da Superintendência, em especial do SIRE (antigo SIR). Os temas são muito abrangentes, dada a natureza do SIR, sendo os mais recorrentes inaugurações de prédios, bibliotecas, colégios agrícolas, exposições. Inclui-se também documentos administrativos da Superintendência.
Avaliação, selecção e eliminação
Ingressos adicionais
Sistema de arranjo
Zona de condições de acesso e utilização
Condições de acesso
Alguns documentos desta seção não podem ser acessados por ainda se encontrarem em tratamento técnico.
Condiçoes de reprodução
Idioma do material
- português do Brasil
Script do material
Notas ao idioma e script
Características físicas e requisitos técnicos
Instrumentos de descrição
Zona de documentação associada
Existência e localização de originais
Existência e localização de cópias
Unidades de descrição relacionadas
Zona das notas
Identificador(es) alternativo(s)
Pontos de acesso
Pontos de acesso - Assuntos
Pontos de acesso - Locais
Pontos de acesso - Nomes
Pontos de acesso de género
Zona do controlo da descrição
Identificador da descrição
Identificador da instituição
Regras ou convenções utilizadas
Estatuto
Nível de detalhe
Datas de criação, revisão, eliminação
Descrição: 2020; Revisão: Jun/2023
Línguas e escritas
- português do Brasil
Script(s)
Fontes
Nota do arquivista
Arquivistas responsáveis: Nelson Alfredo Salomão Neto, Denize Laureano Rocha, Kenea dos Santos Rodrigues, André Luiz Caetano Filgueiras (2020).
Maria Thereza Monteiro Pereira Sotomayor (revisão, 2023)