Seção BR RJUFF FUFF PROGRAD - Pró Reitoria de Graduação

Área de identificação

Código de referência

BR RJUFF FUFF PROGRAD

Título

Pró Reitoria de Graduação

Data(s)

  • 1950 - ? (Produção)

Nível de descrição

Seção

Dimensão e suporte

Textual: 136,77 metros lineares

Área de contextualização

Nome do produtor

História administrativa

Entidade custodiadora

História do arquivo

Antiga Pró-Reitoria de Assuntos Acadêmicos (PROAC), a Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) é a instância administrativa da Universidade Federal Fluminense responsável pela implantação e pelo acompanhamento das políticas de ensino de graduação nas modalidades presencial e à distância, em consonância com a legislação superior, como Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da Universidade, do qual faz parte o Projeto Pedagógico Institucional (PPI). A Pró-Reitoria mantém relacionamento com instâncias responsáveis pela gestão dos projetos pedagógicos de Cursos de Graduação, como Fórum de Coordenadores de Cursos e Colegiado de Licenciaturas, e com o Fórum de Chefes de Departamento de Ensino. Na criação de cursos de graduação, reformas e ajustes curriculares, a PROGRAD, por meio da Coordenação de Apoio ao Ensino de Graduação (CAEG) e de sua Divisão de Apoio Curricular, é responsável pela análise das propostas curriculares, que devem ser organizadas em consonância com a legislação
nacional vigente e o PPI. Após implantação, acompanha os cursos por meio da Divisão de Avaliação, que atua junto aos procedimentos de regulação e fornece orientação quanto às avaliações periódicas de reconhecimento e de recredenciamento de curso realizadas pelo MEC, bem como ENADE. A PROGRAD também é responsável pelos processos seletivos para ingresso nos Cursos de Graduação presencial da UFF, por meio da Coordenação de Seleção Acadêmica (COSEAC), que organiza, principalmente, a interação com o Sistema de Seleção Unificada (SISU) e operacionaliza o Concurso de Seleção para as modalidades de Transferência Facultativa, Reingresso por Concurso Público, Mudança de Curso e Mudança de Localidade (TRM). O Departamento de Administração Escolar (DAE), órgão suplementar da PROGRAD, é responsável pelo acompanhamento de processos relacionados à gestão da vida escolar do estudante, desde o seu ingresso até a sua formatura, passando pela expedição de declarações, certidões, Histórico Escolar e Diploma de Curso de Graduação. Orienta as Coordenações de Cursos e Departamentos de Ensino acerca da aplicação das regras relativas aos registros acadêmicos e no acompanhamento dos processos de ingresso de estudantes e de revalidação de diplomas de graduação obtidos do exterior. Sua estrutura organizacional é composta pela Divisão de Registro e Acompanhamento de Discentes, pela Divisão de Controle de Certificados e Diplomas e pelo Setor de Apoio Administrativo.
Tendo como foco o estudante e sua formação, a PROGRAD proporciona oportunidades de vivência profissional aos estudantes de graduação e apoio em disciplinas, por meio da realização de convênios de estágio, Programa de Estágio Interno e Programa de Monitoria, iniciativas que estão sob a responsabilidade da Divisão de Estágios e da Divisão de Monitoria, respectivamente.
As iniciativas referentes ao desenvolvimento institucional da PROGRAD e de parcerias com órgãos externos para a realização de projetos são conduzidas pela Coordenação de Programas e Projetos. O Colégio Universitário Geraldo Reis (COLUNI), que também faz parte PROGRAD, reúne atividades deensino de formação em ensino fundamental e médio e Educação Infantil propiciada pela Creche UFF. Além das oportunidades de formação dos estudantes nestes níveis, o COLUNI constitui espaço de formação profissional para os estudantes dos cursos de licenciatura da UFF.

Fonte imediata de aquisição ou transferência

Pela natureza própria desta pró reitoria, ela possui diversas atividades que dão origem a documentos distintos, em geral de atividade finalística. Ela contempla um dos pilares da Universidade, qual seja, o ensino. Por isso, está estruturalmente subdividida em setores, que enviam seus documentos intermediários e permanentes de forma descentralizada, ao longo dos anos, de acordo com a temporalidade.
A documentação que comprova sua entrada nesta coordenação pode estar registrada por meio de:
Guia de recolhimento de documentos (GRD), Lista de Transferência de documentos (LTD) ou memorandos (MEMO) e Guias de Remessas de documentos e processos (GRDP).

São estes:
GRD nº 01/2019, GRD nº 04/2019, GRD nº 01/2018, GRD nº 02/2018, GRD nº 03/2018, GRD nº 06/2018, GRD nº 02/2017, GRD nº 02/2015 GRD s/n /2012, GRD s/n /2009; Recolhimentos diversos registradas em GRDs sem número e sem data.

LTD nº 01/2017, LTD nº 02/2017, LTD nº 03/2017, LTD nº 04/2017, LTD nº05/2017, LTD nº01/2016, LTD nº 03/2016, GRDP nº 1561/2016, MEMO nº 08/2015, MEMO nº 07/2015, MEMO nº 48/2008

Área de conteúdo e estrutura

Âmbito e conteúdo

Nesta seção encontram-se documentos administrativos da Pró-Reitoria, além de certificados, diplomas, históricos escolares, cadastramento de projetos de ensino e documentos referentes à Coordenação de Seleção Acadêmica (COSEAC), Colégio Universitário Geraldo Reis (COLUNI), Coordenação de Apoio ao Ensino de Graduação (CAEG), Divisão de Controle de Certificados e Diplomas (DCCD), Departamento de Administração Escolar (DAE) e Divisão de Monitoria (DMO).

Avaliação, seleção e eliminação

Ingressos adicionais

Sistema de arranjo

Área de condições de acesso e uso

Condições de acesso

Restrito por conter documentos pessoais. Base legal: Lei Geral de Proteção de Dados (Lei 13.853, de 08/07/2019).

Condiçoes de reprodução

Idioma do material

  • português do Brasil

Script do material

Notas ao idioma e script

Características físicas e requisitos técnicos

Instrumentos de descrição

Inventários sumários e listagens

Área de materiais associados

Existência e localização de originais

Existência e localização de cópias

Unidades de descrição relacionadas

Descrições relacionadas

Área de notas

Identificador(es) alternativos

Pontos de acesso

Pontos de acesso de assunto

Pontos de acesso local

Ponto de acesso nome

Pontos de acesso de gênero

Área de controle da descrição

Identificador da descrição

Identificador da entidade custodiadora

Regras ou convenções utilizadas

Estado atual

Nível de detalhamento

Datas de criação, revisão, eliminação

Descrição: 2020; Revisão: Jun/2023

Idioma(s)

  • português do Brasil

Sistema(s) de escrita(s)

Fontes

Nota do arquivista

Arquivistas responsáveis: Nelson Alfredo Salomão Neto, Denize Laureano Rocha, Kenea dos Santos Rodrigues, André Luiz Caetano Filgueiras (2020).
Maria Thereza Monteiro Pereira Sotomayor (revisão, 2023)

Zona da incorporação

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Pessoas e organizações relacionadas

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