Coleção BR RJUFF FICO - Coleções fotográficas das faculdades isoladas

Área de identificação

Código de referência

BR RJUFF FICO

Título

Coleções fotográficas das faculdades isoladas

Data(s)

  • [1912-1970?] (Produção)

Nível de descrição

Coleção

Dimensão e suporte

Gênero documental: iconográfico. 639 fotografias, em diversos tamanhos, P&B.

Área de contextualização

Nome do produtor

(31 de maio de 1926)

História administrativa

Nome do produtor

(03/06/1912)

História administrativa

Nome do produtor

Entidade custodiadora

História do arquivo

A presente coleção abrange fotografias tiradas de um período estimado entre 1912 e 1970[?], e compreende as instituições de ensino superior que deram origem a Universidade Federal Fluminense (UFF), comumente conhecidas como "faculdades isoladas". São elas: Faculdade de Farmácia e Odontologia do Estado do Rio de Janeiro, Escola Fluminense de Medicina Veterinária, Escola de Serviço Social, Faculdade de Direito Teixeira de Freitas, Escola Fluminense de Engenharia, Faculdade Fluminense de Medicina, Escola de Enfermagem do Estado do Rio de Janeiro, Faculdade Fluminense de Filosofia e Faculdade de Ciências Econômicas e Administrativas de Niterói. Destas, apenas os registros fotográficos da Faculdade Fluminense de Medicina, Faculdade Fluminense de Filosofia e Faculdade de Direito Teixeira de Freitas foram incorporados ao acervo da Coordenação de Arquivos.

Fonte imediata de aquisição ou transferência

Não existe uma data precisa de quando estas fotos foram recolhidas junto ao Arquivo Central da UFF por volta da década de 90 do século XX, com criação da Seção de Arquivo Especial que tinha como objetivo orientar a política interna referente à guarda, conservação e recuperação de documentos em suportes não-textuais.
Por meio de conversas com servidores mais antigos, descobrimos que era prática separar a documentação por suporte, levando assim a separação dos documentos textuais e dos documentos não-textuais, sem remissiva da relação orgânica entre eles. Deste modo, muito da capacidade de recuperar informações descritivas (metadados) para uma descrição do acervo não textual foi prejudicada.
Neste sentido, o corpo técnico da Coordenação de Arquivos (antigo Arquivo Central), optou por organizar as fotografias por uma coleção temática sobre as faculdades isoladas que mantiveram registros fotográficos, a saber Faculdade Fluminense de Medicina, Faculdade Fluminense de Filosofia e Faculdade de Direito Teixeira de Freitas.
A cada uma dessas instituições foi atribuída um dossiê contendo as respectivas fotografias de cada instituição (itens documentais).
Cabe ressaltar que a descrição foi feita com base na Norma Brasileira de Descrição Arquivística (NOBRADE) e que a mesma é bem flexível quanto ao uso dos níveis de descrição, explicitando que não há necessidade de implementar todos os níveis de descrição (CONSELHO NACIONAL DE ARQUIVOS, 2006, p. 11). A única ressalva é que o o nível de descrição 5 (item documental) tem como pré-requisito a existência do nível 4 (dossiê/processo) (CONSELHO NACIONAL DE ARQUIVOS, 2006, p.11).
Considerando que uma coleção é um "conjunto de documentos com características comuns, reunidos intencionalmente" (CONSELHO NACIONAL DE ARQUIVOS, 2006, p. 14) e as próprias flexibilidades da norma descritas acima, optou-se por trabalhar com os níveis de descrição 1 (fundo/coleção), 4 (dossiê/processo) e 5 (item documental). Dentro das "Coleções fotográficas das faculdades isoladas" (nível 1), cada instituição é um dossiê (nível 4). Isto possibilita a descrição do nível 5 (item documental), com as fotos compondo os dossiês da coleção.

Área de conteúdo e estrutura

Âmbito e conteúdo

Essa coleção reúne fotografias dos períodos nos quais as Faculdade Fluminense de Medicina, Faculdade de Direito de Niterói e Faculdade Fluminense de Filosofia, funcionaram de forma independente, tanto como instituições de ensino privadas como depois de sua federalização, e posterior união para formar a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, em 1960, na cidade Niterói, que viria a se chamar Universidade Federal Fluminense, em 1965. São fotografias de solenidades, formaturas, acordos e outros eventos, bem como fotos de edificações e instalações.

Avaliação, seleção e eliminação

Incorporações

Sistema de arranjo

Por conta das especificidades da história arquivística do acervo iconográfico das faculdades isoladas, não foi possível trata-las como parte do Fundo UFF, muito pela perda da organicidade das fotografias com os demais documentos da instituição. Sendo assim, optamos por tratar este conjunto documental como uma coleção temática cujo tema são as faculdades que deram origem a UFF. Neste sentido, seguindo as orientações da ISAD/NOBRADE, a presente coleção (nível de descrição 1) é composta por 3 (três) dossiês (nível de descrição 4), um para cada instituição: Faculdade Fluminense de Medicina, Faculdade Fluminense de Filosofia e Faculdade de Direito Teixeira de Freitas. As fotografias são descritas até o nível de item documental (nível de descrição 5).

Área de condições de acesso e uso

Condições de acesso

Os acervos da Faculdade Fluminense de Medicina e Faculdade Fluminense de Filosofia estão franqueados à consulta sem restrições, mediante agendamento prévio no site da Coordenação de Arquivos pelo endereço eletrônico: http://arquivos.uff.br/atendimento-pesquisa/. O acervo da Faculdade de Direito Teixeira de Freitas está franqueado à consulta apenas dos representantes digitais, por questões de preservação do material original. Obs: As fotos disponibilizadas no AtoM possuem marca d'água.

Condiçoes de reprodução

Reprodução permitida, sendo que os créditos da fonte de pesquisa devem ser dados à Coordenação de Arquivos da Superintendência de Documentação da Universidade Federal Fluminense como fonte de pesquisa, de acordo com o descritor referente ao item documental.

Idioma do material

    Sistema de escrita do material

      Notas ao idioma e script

      Características físicas e requisitos técnicos

      Instrumentos de descrição

      Área de materiais associados

      Existência e localização de originais

      Os documentos originais encontram-se na Coordenação de Arquivos da Superintendência de Documentação da Universidade Federal Fluminense.

      Existência e localização de cópias

      Podem haver cópias do mesmo item documental. Quando for o caso, isso será sinalizado na descrição.

      Unidades de descrição relacionadas

      Descrições relacionadas

      Área de notas

      Nota

      As descrições apresentadas aqui foram feitas com base em planilhas contendo alguns metadados, já existentes no Arquivo Especial, porém de autoria não definida. Desta forma não foi possível dar o crédito a pessoa que realizou o primeiro serviço de tabular em planilhas os metadados para descrição.

      Identificador(es) alternativos

      Pontos de acesso

      Pontos de acesso de assunto

      Pontos de acesso local

      Ponto de acesso nome

      Pontos de acesso de gênero

      Área de controle da descrição

      Identificador da descrição

      Identificador da entidade custodiadora

      Regras ou convenções utilizadas

      ISAD(G). Conselho Internacional de Arquivos. 2. ed, 1999.
      NOBRADE (Norma Brasileira de Descrição Arquivística). Conselho Nacional de Arquivos (CONARQ), 2006.

      Estado atual

      Nível de detalhamento

      Datas de criação, revisão, eliminação

      Criação da descrição: 15/06/2023;

      Idioma(s)

      • português do Brasil

      Sistema(s) de escrita(s)

        Fontes

        Para mais detalhes sobre os primeiros anos das Faculdades Isoladas ver: http://www.memoria.uff.br/index.php/primeiros-tempos. Acesso em: 15 jun. 2023.

        Nota do arquivista

        Arquivista responsável: Andre Luiz Caetano Filgueiras
        Estagiária: Samantha Bezerra da Silva

        Área de ingresso