Área de identificação
Código de referência
Título
Data(s)
- [?] (Produção)
Nível de descrição
Item
Dimensão e suporte
Gênero iconográfico. 1 (uma) fotografia; P&B; 18,3 X 23,9 cm (sem margem).
Área de contextualização
Nome do produtor
Entidade custodiadora
História do arquivo
Fonte imediata de aquisição ou transferência
Área de conteúdo e estrutura
Âmbito e conteúdo
O Hospital Universitário Antônio Pedro (Huap) foi inaugurado no dia 15 de janeiro de 1951 e denominado Hospital Municipal Antônio Pedro. O nome é em homenagem ao clínico-geral Antônio Pedro Pimentel, um dos fundadores da Faculdade Fluminense de Medicina, que se destacou no estudo de doenças infecciosas.
Durante os seus primeiros anos de existência, o Huap sobreviveu com verbas da Prefeitura de Niterói e também com aquelas obtidas por meio da cobrança de serviços médicos prestados. Em 1957, a Prefeitura proibiu a cobrança de serviços e, em oito meses, praticamente sem recursos, o hospital fechou suas portas.
Em dezembro de 1961, o hospital chegou a ser reaberto em caráter de emergência, para atender as vítimas do incêndio do Gran Circus Americano, que vitimou 400 pessoas, a maioria delas crianças. Uma equipe composta por médicos da Prefeitura e estudantes da Faculdade de Medicina da UFF foi montada às pressas para viabilizar esse atendimento. Como Niterói necessitava de um estabelecimento hospitalar de grande porte, houve esforço no sentido de mantê-lo aberto.
Entretanto, a insuficiência de fundos e a falta de equipamentos e de materiais de consumo fizeram com que o hospital fosse desativado, em pouco menos de um ano. Em 1964, depois de três anos de abandono e como resultado de uma longa mobilização dos estudantes de Medicina, o Hospital Municipal foi cedido pela Prefeitura à Universidade Federal Fluminense tornando-se, assim, Hospital Universitário Antônio Pedro (Huap).
Avaliação, seleção e eliminação
Ingressos adicionais
Sistema de arranjo
Devido a separação entre a documentação textual e a documentação iconográfica, não é possível traçar uma relação orgânica entre a fotografia e a UFF. Por isso, optou-se pela organização por coleção temática, estruturada nos seguintes níveis de descrição de acordo com a Norma Brasileira de Descrição Arquivística: Coleção (Nível 1) > Dossiê (Nível 4) > Item (Nível 5).
Área de condições de acesso e uso
Condições de acesso
O acervo iconográfico da Faculdade Fluminense de Medicina está franqueado à consulta sem restrições, mediante agendamento prévio no site da Coordenação de Arquivos pelo endereço eletrônico: http://arquivos.uff.br/atendimento-pesquisa/. OBS.: As imagens disponíveis no AtoM possuem marca d'água.
Condiçoes de reprodução
Reprodução permitida, sendo que os créditos da fonte de pesquisa devem ser dados à Coordenação de Arquivos da Superintendência de Documentação da Universidade Federal Fluminense como fonte de pesquisa, da seguinte forma: CAR/SDC/UFF. AtoM UFF. BR RJUFF FICO FFM 001-002.
Idioma do material
Sistema de escrita do material
Notas ao idioma e script
Características físicas e requisitos técnicos
Instrumentos de descrição
Área de materiais associados
Existência e localização de originais
Os documentos originais encontram-se na Coordenação de Arquivos da Superintendência de Documentação da Universidade Federal Fluminense.
Existência e localização de cópias
Não há cópias conhecidas.
Unidades de descrição relacionadas
Área de notas
Identificador(es) alternativos
Pontos de acesso
Pontos de acesso de assunto
Pontos de acesso local
Ponto de acesso nome
Pontos de acesso de gênero
Área de controle da descrição
Identificador da descrição
Identificador da entidade custodiadora
Regras ou convenções utilizadas
ISAD(G). Conselho Internacional de Arquivos. 2. ed, 1999.
NOBRADE (Norma Brasileira de Descrição Arquivística). Conselho Nacional de Arquivos (CONARQ), 2006.
Estado atual
Nível de detalhamento
Datas de criação, revisão, eliminação
Criação da descrição: 17/06/2023.
Idioma(s)
Sistema(s) de escrita(s)
Fontes
Para mais detalhes sobre a história da Faculdade Fluminense de Medicina ver: http://www.memoria.uff.br/images/documentos/faculdade_de_medicina.pdf. Acesso em: 15 jun. 2023.
Para mais detalhes sobre o Hospital Universitário Antônio Pedro (HUAP) ver: https://www.gov.br/ebserh/pt-br/hospitais-universitarios/regiao-sudeste/huap-uff/acesso-a-informacao/institucional. Acesso em: 19 jun. 2023,
Nota do arquivista
Arquivista responsável: Andre Luiz Caetano Filgueiras
Estagiária: Samantha Bezerra da Silva