Área de identificação
Código de referência
Título
Data(s)
- 1960 - ? (Produção)
Nível de descrição
Seção
Dimensão e suporte
Textual: 190,02 metros lineares;
Iconográfica: 1.683 fotografias; 3.157 negativos; 535 cópias por contato;
Cartográfica: 339 plantas/mapas/desenhos.
Área de contextualização
Nome do produtor
História administrativa
Entidade custodiadora
História do arquivo
O Gabinete do Reitor assiste direta e imediatamente o Reitor em suas atividades por meio de secretarias, relações públicas, assessorias. O GAR se faz presente na Universidade desde sua fundação, como Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UFERJ). Entre os serviços oferecidos pela unidade está o Serviço de Apoio Técnico (SAPT/GABR), que tem como prerrogativa prestar assistência técnica ao Reitor, Vice-Reitor, Chefe de Gabinete, Assessores e à Comunidade Universitária em relação às diversas parcerias em vigência, celebradas pela Universidade Federal Fluminense com outras instituições em forma de Convênios e Acordos de Cooperação TécnicoCientífica. Assiste também em relação aos Protocolos de Intenção - instrumentos de natureza mais ampla e genérica, que visam oportunizar ações conjuntas concretizadas através de Convênios e de Acordos de Cooperação Técnico- Científica. Ainda, como apoio técnico ao Gabinete do Reitor, o segmento procura manter um atualizado banco de dados, contendo nomes e mandatos dos atuais dirigentes das Unidades Acadêmicas, chefes de Departamento e coordenadores de Curso de Graduação e de Pós-Graduação da Universidade.
Fonte imediata de aquisição ou transferência
Diversos recolhimentos registrados em memorandos e guias de recolhimento de documentos:
GRD nº 01/2018, 01/ 2016, 02/2016, GRD nº02/2007, GRD nº 01/1999, GRD nº s/n/1999, GRDP nº 309/1998
Memo nº 270/2013, 052/2016
Área de conteúdo e estrutura
Âmbito e conteúdo
Nesta seção encontram-se portarias, normas e ofícios expedidos pelo reitor, clippings,documentos referentes ao Apoio Técnico (SAPT/CAD), Programa de Apoio Técnico Assistencial Empresarial (PATAE), Escritório Técnico do Campus (ETC), Comissão Permanente dos Regimes de Trabalho (COPERT), Editora da Universidade Federal Fluminense (EDUFF), Coordenadoria de
Projetos em Desenvolvimento (COPEDE), Comissão Permanente de Vestibular (COPEVE), Comissão Permanente de Tempo Integral e Dedicação Exclusiva (COPERTIDE), Núcleo de Imprensa Universitária (NIU), Procuradoria Federal Junto à UFF (PROGER) e Assessoria para Assuntos Internacionais (AAI). Encontram-se também documentos referentes à extinta Assessoria de Segurança e Informação (ASI/UFF). Criadas em 1971, na vigência da ditadura militar brasileira, as ASIs universitárias tinham como prerrogativa alimentar a vigilância e a troca de informações entre os órgãos do governo (Ministério da Educação - MEC, Departamento de Ordem Política e Social - DOPS e Serviço Nacional de Informações - SNI) sobre professores e alunos, acatando interferências inclusive nas contratações, promoções e demissões de docentes contrários ao regime. Há neste conjunto documental, por exemplo, listas de veto de professores para cargos de direção, telegramas do MEC, memorandos da Divisão de Segurança da Informação (DSI). Encontram-se ainda na seção Gabinete do Reitor documentos iconográficos e, exclusivamente no âmbito do PATAE, cartográficos. Entre os iconográficos, registros de processos eleitorais, posses, inaugurações, congressos e títulos Honoris causa, entre outros.
Avaliação, seleção e eliminação
Ingressos adicionais
Sistema de arranjo
Área de condições de acesso e uso
Condições de acesso
Acessível.
Condiçoes de reprodução
Idioma do material
- português do Brasil
Script do material
Notas ao idioma e script
Características físicas e requisitos técnicos
Instrumentos de descrição
Área de materiais associados
Existência e localização de originais
Existência e localização de cópias
Unidades de descrição relacionadas
Nota de publicação
PEREIRA, Ludmila Gama. Nenhuma ilha da liberdade: vigilância, controle e repressão na Universidade Federal Fluminense (1964-1987) / Ludmila Gama Pereira. Tese de doutorado - 2016.
SOUZA, Rosale de Mattos. Produção de sentido em documentos e informações de arquivos sigilosos:
comunidade de informação e contrainformação sob o olhar da Assessoria de segurança e informação - ASI UFF de 1971 — 1982. 271 f. 2017. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Escola de Comunicação, Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação, Rio de Janeiro, 2017.
Área de notas
Identificador(es) alternativos
Pontos de acesso
Pontos de acesso de assunto
Pontos de acesso local
Ponto de acesso nome
Pontos de acesso de gênero
Área de controle da descrição
Identificador da descrição
Identificador da entidade custodiadora
Regras ou convenções utilizadas
Estado atual
Nível de detalhamento
Datas de criação, revisão, eliminação
Criação: 2020; Revisão: Jun/2023
Idioma(s)
- português do Brasil
Sistema(s) de escrita(s)
Fontes
Nota do arquivista
Arquivistas responsáveis: Nelson Alfredo Salomão Neto, Denize Laureano Rocha, Kenea dos Santos Rodrigues, André Luiz Caetano Filgueiras (2020).
Maria Thereza Monteiro Pereira Sotomayor (revisão, 2023)