Identificatie
referentie code
Titel
Datum(s)
- 1930 - ? (Vervaardig)
Beschrijvingsniveau
Deelarchief
Omvang en medium
Textual: 18,24 metros lineares
Context
Naam van de archiefvormer
Institutionele geschiedenis
archiefbewaarplaats
Geschiedenis van het archief
A Faculdade de Odontologia da UFF é sucessora do curso de Farmácia da antiga Faculdade de Farmácia e Odontologia do Estado do Rio de Janeiro. Fundada em 24 de fevereiro de 1912 por meio da Lei Orgânica de Ensino ou Lei Rivadávia substancializado no Decreto nº 8.659, de 5 de abril de 1911, foi a primeira instituição de ensino superior do antigo Estado do Rio de Janeiro, sendo localizado em sua capital, a cidade de Niterói. Inicialmente, os primeiros cursos farmacêuticos criados no Brasil eram vinculados as escolas de medicina que, até então, eram as Faculdades de Medicina do Rio de Janeiro e a Faculdade de Medicina da Bahia. Com o advento da República, a nova Constituição previa um sistema educacional descentralizado, no qual cabia o Congresso Nacional e a União legislar sobre o ensino superior, secundário e primário do Distrito Federal, enquanto que aos Estados era permitido
organizar seus próprios sistemas escolares. Neste contexto é que surgiu a Faculdade de Farmácia e Odontologia do Estado do Rio de Janeiro, de forma autônoma à Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro e com sede própria.
A Faculdade foi equiparada pelo Governo Federal às escolas congêneres do país, em 13 de março de 1919, de acordo com a reforma de ensino Carlos Maximiliano, instituída pelo Decreto nº 11.530, de 18 de março de 1915. Em 25 de setembro de 1929, por meio do Decreto Estadual nº 2.450, a Faculdade de Odontologia e Farmácia do Estado do Rio de Janeiro foi incorporada à Faculdade Fluminense de Medicina. Em 1931 teve sua autonomia restabelecida, voltando constituir um instituto isolado. Em 1936, a Faculdade de Farmácia e Odontologia foi incorporada ao patrimônio do Estado, posição que manteve até 1938 quando se desligou do patrimônio estadual por meio do Decreto nº 385 de 26 de março de 1938. Com isso, a Faculdade torna-se um instituto livre.
O reconhecimento oficial de seus cursos se deu por meio do Decreto nº 18.292, de 5 de abril de 1945. A federalização ocorreu por meio da Lei nº 3.077, de 29 de dezembro de 1956 quando foi incorporada à Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UFER]), por meio da Lei nº 3,848, de 18 de dezembro de 1960. A antiga Faculdade de Farmácia e Odontologia se desmembrou. A Faculdade de Farmácia passou a ser autônoma e a Faculdade de Odontologia foi fundida com a Escola de Odontologia anexa à Faculdade Fluminense de Medicina, que tornar-se autônoma desde 1958, por meio da Lei nº 3,463, de 20 de novembro do mesmo ano. Atualmente a Faculdade de Odontologia funciona no Campus do Valonguinho em Niterói. Além de oferecer o curso de graduação em Odontologia, a Faculdade conta com programas de pós-graduação. A nível de pósgraduação lato sensu a Faculdade oferece os cursos de especialização em Dentística, Endodontia, Implantodontia, Odontogeriatria, Odontopediatria, Ortodontia e Prótese Dentária. O Programa de Pós-Graduação em Odontologia da UFF (PPGO-UFF) foi inaugurado em 2002 e contava apenas
com o curso de mestrado. Em 2011 foi aprovado o curso de Doutorado. O curso de mestrado conta com 3 áreas de concentração (Clínica Odontológica, Dentística e Ortodontia) e o doutorado conta com uma área de concentração (Odontologia). A Faculdade de Odontologia conta ainda com dois laboratórios: o Laboratório de Biotecnologia Aplicada (LABA) e o Laboratório Experimental de Cultura Celular (LECCEL).
Directe bron van verwerving of overbrenging
Inhoud en structuur
Bereik en inhoud
Nesta seção encontram-se os assentamentos individuais dos alunos, publicações e outros documentos acadêmicos.
Waardering, vernietiging en slectie
Aanvullingen
Ordeningstelsel
Voorwaarden voor toegang en gebruik
Voorwaarden voor raadpleging
Alguns documentos são restritos por conter informações pessoais. Base legal: Lei Geral de Proteção de Dados (Lei 13.853, de 08/07/2019).
Voorwaarden voor reproductie
Taal van het materiaal
- Braziliaans Portugees
Schrift van het materiaal
Taal en schrift aantekeningen
Fysieke eigenschappen en technische eisen
Toegangen
Verwante materialen
Bestaan en verblifplaats van originelen
Bestaan en verblijfplaats van kopieën
Related units of description
Aantekeningen
Alternative identifier(s)
Trefwoorden
Onderwerp trefwoord
Geografische trefwoorden
Naam ontsluitingsterm
Genre access points
Beschrijvingsbeheer
Identificatie van de beschrijving
Identificatiecode van de instelling
Toegepaste regels en/of conventies
Status
Niveau van detaillering
Verwijdering van datering archiefvorming
Descrição: 2020; Revisão: Jun/2023
Taal (talen)
- Braziliaans Portugees
Schrift(en)
Bronnen
Aantekeningen van de archivaris
Arquivistas responsáveis: Nelson Alfredo Salomão Neto, Denize Laureano Rocha, Kenea dos Santos Rodrigues, André Luiz Caetano Filgueiras (2020).
Maria Thereza Monteiro Pereira Sotomayor (revisão, 2023)