Sous-fonds BR RJUFF FUFF CMO - Faculdade de Odontologia

Zone d'identification

Cote

BR RJUFF FUFF CMO

Titre

Faculdade de Odontologia

Date(s)

  • 1930 - ? (Création/Production)

Niveau de description

Sous-fonds

Étendue matérielle et support

Textual: 18,24 metros lineares

Zone du contexte

Nom du producteur

Histoire administrative

Histoire archivistique

A Faculdade de Odontologia da UFF é sucessora do curso de Farmácia da antiga Faculdade de Farmácia e Odontologia do Estado do Rio de Janeiro. Fundada em 24 de fevereiro de 1912 por meio da Lei Orgânica de Ensino ou Lei Rivadávia substancializado no Decreto nº 8.659, de 5 de abril de 1911, foi a primeira instituição de ensino superior do antigo Estado do Rio de Janeiro, sendo localizado em sua capital, a cidade de Niterói. Inicialmente, os primeiros cursos farmacêuticos criados no Brasil eram vinculados as escolas de medicina que, até então, eram as Faculdades de Medicina do Rio de Janeiro e a Faculdade de Medicina da Bahia. Com o advento da República, a nova Constituição previa um sistema educacional descentralizado, no qual cabia o Congresso Nacional e a União legislar sobre o ensino superior, secundário e primário do Distrito Federal, enquanto que aos Estados era permitido
organizar seus próprios sistemas escolares. Neste contexto é que surgiu a Faculdade de Farmácia e Odontologia do Estado do Rio de Janeiro, de forma autônoma à Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro e com sede própria.
A Faculdade foi equiparada pelo Governo Federal às escolas congêneres do país, em 13 de março de 1919, de acordo com a reforma de ensino Carlos Maximiliano, instituída pelo Decreto nº 11.530, de 18 de março de 1915. Em 25 de setembro de 1929, por meio do Decreto Estadual nº 2.450, a Faculdade de Odontologia e Farmácia do Estado do Rio de Janeiro foi incorporada à Faculdade Fluminense de Medicina. Em 1931 teve sua autonomia restabelecida, voltando constituir um instituto isolado. Em 1936, a Faculdade de Farmácia e Odontologia foi incorporada ao patrimônio do Estado, posição que manteve até 1938 quando se desligou do patrimônio estadual por meio do Decreto nº 385 de 26 de março de 1938. Com isso, a Faculdade torna-se um instituto livre.
O reconhecimento oficial de seus cursos se deu por meio do Decreto nº 18.292, de 5 de abril de 1945. A federalização ocorreu por meio da Lei nº 3.077, de 29 de dezembro de 1956 quando foi incorporada à Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UFER]), por meio da Lei nº 3,848, de 18 de dezembro de 1960. A antiga Faculdade de Farmácia e Odontologia se desmembrou. A Faculdade de Farmácia passou a ser autônoma e a Faculdade de Odontologia foi fundida com a Escola de Odontologia anexa à Faculdade Fluminense de Medicina, que tornar-se autônoma desde 1958, por meio da Lei nº 3,463, de 20 de novembro do mesmo ano. Atualmente a Faculdade de Odontologia funciona no Campus do Valonguinho em Niterói. Além de oferecer o curso de graduação em Odontologia, a Faculdade conta com programas de pós-graduação. A nível de pósgraduação lato sensu a Faculdade oferece os cursos de especialização em Dentística, Endodontia, Implantodontia, Odontogeriatria, Odontopediatria, Ortodontia e Prótese Dentária. O Programa de Pós-Graduação em Odontologia da UFF (PPGO-UFF) foi inaugurado em 2002 e contava apenas
com o curso de mestrado. Em 2011 foi aprovado o curso de Doutorado. O curso de mestrado conta com 3 áreas de concentração (Clínica Odontológica, Dentística e Ortodontia) e o doutorado conta com uma área de concentração (Odontologia). A Faculdade de Odontologia conta ainda com dois laboratórios: o Laboratório de Biotecnologia Aplicada (LABA) e o Laboratório Experimental de Cultura Celular (LECCEL).

Source immédiate d'acquisition ou de transfert

Zone du contenu et de la structure

Portée et contenu

Nesta seção encontram-se os assentamentos individuais dos alunos, publicações e outros documentos acadêmicos.

Appraisal, destruction and scheduling

Accruals

Mode de classement

Zone des conditions d'accès et d'utilisation

Conditions d’accès

Alguns documentos são restritos por conter informações pessoais. Base legal: Lei Geral de Proteção de Dados (Lei 13.853, de 08/07/2019).

Conditions de reproduction

Langue des documents

  • portugais brésilien

Écriture des documents

Notes de langue et graphie

Caractéristiques matérielle et contraintes techniques

Instruments de recherche

Zone des sources complémentaires

Existence et lieu de conservation des originaux

Existence et lieu de conservation des copies

Unités de description associées

Descriptions associées

Zone des notes

Identifiant(s) alternatif(s)

Mots-clés

Mots-clés - Sujets

Mots-clés - Lieux

Mots-clés - Noms

Mots-clés - Genre

Zone du contrôle de la description

Identifiant de la description

Identifiant du service d'archives

Règles et/ou conventions utilisées

Statut

Niveau de détail

Dates de production, de révision, de suppression

Descrição: 2020; Revisão: Jun/2023

Langue(s)

  • portugais brésilien

Écriture(s)

Sources

Note de l'archiviste

Arquivistas responsáveis: Nelson Alfredo Salomão Neto, Denize Laureano Rocha, Kenea dos Santos Rodrigues, André Luiz Caetano Filgueiras (2020).
Maria Thereza Monteiro Pereira Sotomayor (revisão, 2023)

Accession area

Sujets associés

Personnes et organismes associés

Genres associés

Lieux associés