Área de identificação
Código de referência
Título
Data(s)
- 1912 - ? (Produção)
Nível de descrição
Seção
Dimensão e suporte
Textual: 23,95 metros lineares
Área de contextualização
Nome do produtor
História administrativa
Entidade custodiadora
História do arquivo
A Faculdade de Farmácia da UFF é sucessora do curso de Farmácia da antiga Faculdade de Farmácia e Odontologia do Estado do Rio de Janeiro. Fundada em 24 de fevereiro de 1912 por meio da Lei Orgânica de Ensino ou Lei Rivadávia substancializado no Decreto nº 8.659, de 5 de abril de 1911, foi a primeira instituição de ensino superior do antigo Estado do Rio de Janeiro, sendo localizado em sua capital, a cidade de Niterói. Inicialmente, os primeiros cursos farmacêuticos criados no Brasil eram vinculados às escolas de Medicina que, até então, eram as Faculdades de Medicina do Rio de Janeiro e a Faculdade de Medicina da Bahia. Com o advento da República, a nova Constituição previa um sistema educacional descentralizado, no qual cabia o Congresso Nacional e a União legislar sobre o ensino superior, secundário e primário do Distrito Federal, enquanto que aos Estados era permitido organizar seus próprios sistemas escolares. Neste contexto é que surgiu a Faculdade de Farmácia e Odontologia do Estado do Rio de Janeiro, de forma autônoma à Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro e com sede própria. A Faculdade foi equiparada pelo
Governo Federal às escolas congêneres do país, em 13 de março de 1919, de acordo com a reforma de ensino Carlos Maximiliano, instituída pelo Decreto nº 11.530, de 18 de março de 1915.
Em 25 de setembro de 1929, por meio do Decreto Estadual nº 2.450, a Faculdade de Odontologia e Farmácia do Estado do Rio de Janeiro foi incorporada à Faculdade Fluminense de Medicina. Em 1931 teve sua autonomia restabelecida, voltando constituir um instituto isolado. O reconhecimento dos cursos da Faculdade de Farmácia pelo Governo Federal se deu por meio do Decreto
Federal nº 18.292, de 5 de abril de 1945. E pela Lei nº 3.077, de 22 de dezembro de 1956, foi incorporada pelo Governo Federal ao patrimônio da União, ato que ocorreu mediante lavratura de escritura pública publicada no Diário Oficial de 16 de junho de 1960. Posteriormente, foi incorporada à Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, que viria a se chamar Universidade Federal Fluminense pela Lei nº 4.831, de 05 de novembro de 1965. A atual Faculdade de Farmácia da UFF oferece, além do curso de graduação em Farmácia, disciplinas para os cursos de graduação em química industrial, nutrição e engenharia ambiental. Possui dois programas de pósgraduação latu senso: o Curso em Medicamentos e Alimentos e o Curso de Residência em Farmácia Hospitalar, sendo este último resultado da parceria entre a Faculdade de Farmácia, o Ministério da Saúde e a Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro. Existem dois programas de pós- graduação em Ciências Aplicadas a Produtos para Saúde (PPG-CAPS), que oferece cursos de mestrado e doutorado, na área interdisciplinar da CAPES, e o curso de mestrado profissional em Administração e Gestão da Assistência Farmacêutica, ligado à área da farmácia na CAPES.
Fonte imediata de aquisição ou transferência
Área de conteúdo e estrutura
Âmbito e conteúdo
Nesta seção encontra-se assentamentos individuais de alunos do curso de Farmácia; documentos do Departamento de Bromatologia (monitoria e seleção).
Avaliação, seleção e eliminação
Ingressos adicionais
Sistema de arranjo
Área de condições de acesso e uso
Condições de acesso
Alguns documentos são restritos por conter informações pessoais. Base legal: Lei Geral de Proteção de Dados (Lei 13.853, de 08/07/2019).
Condiçoes de reprodução
Idioma do material
- português do Brasil
Script do material
Notas ao idioma e script
Características físicas e requisitos técnicos
Instrumentos de descrição
Inventário sumário
Área de materiais associados
Existência e localização de originais
Existência e localização de cópias
Unidades de descrição relacionadas
Área de notas
Identificador(es) alternativos
Pontos de acesso
Pontos de acesso de assunto
Pontos de acesso local
Ponto de acesso nome
Pontos de acesso de gênero
Área de controle da descrição
Identificador da descrição
Identificador da entidade custodiadora
Regras ou convenções utilizadas
Estado atual
Nível de detalhamento
Datas de criação, revisão, eliminação
Descrição: 2020; Revisão: Jul/2023
Idioma(s)
- português do Brasil
Sistema(s) de escrita(s)
Fontes
Nota do arquivista
Arquivistas responsáveis: Nelson Alfredo Salomão Neto, Denize Laureano Rocha, Kenea dos Santos Rodrigues, André Luiz Caetano Filgueiras (2020).
Maria Thereza Monteiro Pereira Sotomayor (revisão, 2023)