Zone d'identification
Cote
Titre
Date(s)
- 1947 - ? (Création/Production)
Niveau de description
Sous-fonds
Étendue matérielle et support
Textual: 16,34 metros lineares
Zone du contexte
Nom du producteur
Histoire administrative
Histoire archivistique
Oriunda da antiga Faculdade Fluminense de Filosofia (FFF), de 1947, a Faculdade de Educação, tem sua história atrelada à origem daquela instituição. Por intermédio do Decreto nº 22.999, de 24 de abril de 1947, da Presidência da República, a FFF obteve a autorização para o funcionamento dos cursos de Geografia e História, Letras Clássicas, Letras Neolatinas e Pedagogia. Foi incorporada em 1961 à Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UFERJ), antigo nome da Universidade Federal Fluminense (UFF), passando a funcionar como a Faculdade Filosofia, Ciências e Letras. Em 1965, a Faculdade mudou-se para a sua sede própria, à Rua Dr. Celestino nº 78, construída em terreno doado pela Municipalidade de Niterói. Com a reestruturação determinada pelo Decreto nº 62.414, de 15 de março de 1968, a Universidade passou a ser denominada Universidade Federal Fluminense, e a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras foi desmembrada em diversas Unidades, entre as quais, o Instituto de Letras, que
permaneceu na sede, juntamente com a Faculdade de Educação. Atualmente a Faculdade de Educação encontra-se sediada no campus do Gragoatá. A Faculdade de Educação da UFF conta com dois departamentos: Fundamentos Pedagógicos e Sociedade,
Educação e Conhecimento. Além de oferecer o curso de Pedagogia, a Faculdade de Educação oferece disciplinas pedagógicas para todos os cursos de licenciatura da UFF.
O Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação oferece os cursos de mestrado e doutorado em Educação.A Faculdade de Educação ainda conta com um curso de Pós-Graduação lato sensu.
Source immédiate d'acquisition ou de transfert
Zone du contenu et de la structure
Portée et contenu
Nesta seção encontram-se os assentamentos individuais dos alunos, boletins semestrais, correspondências, relatórios, currículos de disciplinas e documentos administrativos.
Appraisal, destruction and scheduling
Accruals
Mode de classement
Zone des conditions d'accès et d'utilisation
Conditions d’accès
Alguns documentos são restritos por conter informações pessoais. Base legal: Lei Geral de Proteção de Dados (Lei 13.853, de 08/07/2019).
Conditions de reproduction
Langue des documents
- portugais brésilien
Écriture des documents
Notes de langue et graphie
Caractéristiques matérielle et contraintes techniques
Instruments de recherche
Zone des sources complémentaires
Existence et lieu de conservation des originaux
Existence et lieu de conservation des copies
Unités de description associées
Zone des notes
Identifiant(s) alternatif(s)
Mots-clés
Mots-clés - Sujets
Mots-clés - Lieux
Mots-clés - Noms
Mots-clés - Genre
Zone du contrôle de la description
Identifiant de la description
Identifiant du service d'archives
Règles et/ou conventions utilisées
Statut
Niveau de détail
Dates de production, de révision, de suppression
Descrição: 2020; Revisão: Jul/2023
Langue(s)
- portugais brésilien
Écriture(s)
Sources
Note de l'archiviste
Arquivistas responsáveis: Nelson Alfredo Salomão Neto, Denize Laureano Rocha, Kenea dos Santos Rodrigues, André Luiz Caetano Filgueiras (2020).
Maria Thereza Monteiro Pereira Sotomayor (revisão, 2023)